Possibilita a análise de redes sociais a partir da Knowledge Discovery in Text, Análise de Sentimento e Correlações entre variáveis fornecendo representação gráfica das relações entre temas pesquisados,  elaboração de word cloud, espacialização e geoanálise.

Plataforma Luna

Dashboard

Dashboard de gestão e acompanhamento de mídias sociais permite a visualização e gera relatórios com análise descritiva sobre os impactos, avaliações e sentimento sobre temas de interesse nas redes sociais (facebook, twiter, instagram, linkedin, Google Analytics, além de redes específicas importantes para análise de temas indicados). Além disso, a partir de métricas e variáveis pré-estabelecidas (sexo, avaliação, georreferenciamento, entre outras) é possível fazer comparações e análises correlacionais para consolidar o conhecimento sobre os temas de interesse.

Wordcloud

Uma Wordcloud (nuvem de palavras) é um recurso gráfico utilizado para descrever termos associados a temas de interesse de acordo com a frequência que aparecem em um determinado texto. O tamanho da fonte em que a palavra é apresentada na nuvem (ou mesmo a cor) é em função da frequência que ela aparece no texto: palavras mais frequentes são escritas em fontes de maior tamanho, palavras com menos frequência são escritas em fontes de menor tamanho.

Em uma análise mais robusta é possível ir além de descrições e, a partir de metodologias consolidadas, em especial, Análise Semântica, Análise de Conteúdo e Análise de Discurso aprofundar substancialmente as interpretações sobre o conteúdo das Wordclouds.

Network

A análise e demonstração das redes sociais estão baseadas na representação da relação e interação entre atores e  a formação de agrupamento (clusters) destes atores na rede. Além de compreender a dinâmica destas relações e o posicionamento da rede em relação a temas de interesse.

As análises incluem similaridade dos atores, grau de interação e reciprocidade entre eles, tendências de conexão, centralidade dos atores (ou cluster), grau de coesão entre os grupos, entre outras.

Geoanálise

O princípio básico é a distribuição espacial de atores, buscando traduzir a existência de padrões e correlações entre variáveis, características destes atores e o sentimento em relação a temas de interesse. Como coloca Tobler (1979), “todos os objetos relacionados no espaço são parecidos, porém, objetos mais próximos, se parecem mais do que objetos mais distantes”. 

A geoanálise realizada pelo I3GS diferencia-se, pois parte da construção de uma topografia social/real e sua correlação com uma topografia social/virtual. Contexto e Redes, em um mesmo espaço.