Quem Somos

I3GS é uma Instituição de Ciência e Tecnologia – ICT, conforme Lei 13.243/2016, credenciado no Diretório de Instituições do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. O Instituto foi criado para gerar inteligência no campo da gestão pública e corporativa, para atuar como uma Think Tank, produzindo e difundindo conhecimentos com o objetivo de influenciar transformações sociais, políticas, econômicas, ambientais, culturais e científicas. Este, inclusive, é o DNA do I3GS, que nasceu para apoiar as pesquisas realizadas na Universidade de Brasília, em especial, no âmbito do grupo de pesquisa Gestão por Eficiência, certificado pelo CNPq  (desde 2015).

Com a necessidade de criar uma base de dados robusta – com diferentes organizações – para realizar as pesquisas as quais o grupo se propõe, surgiu a ideia de criar uma plataforma que viabilizasse a aproximação com o mercado e com as instituições públicas. Por um lado, receber e armazenar as informações cedidas pelas organizações, por outro, processá-las e devolver o cálculo individualizado de eficiência e, principalmente, explicar os níveis de eficiência correlacionando-os com outras variáveis organizacionais e ambientais.

Para isso, buscou-se apoio especializado em tecnologia da informação. Após dois anos de muito trabalho, uma primeira versão, aplicada ao setor agropecuário, foi concluída. Neste momento, ficou claro que o desenvolvimento, atualização e manutenção de novos modelos exigiriam a disponibilidade de recursos financeiros, humanos e materiais. Diante da impossibilidade de acesso a esses recursos, no âmbito da Universidade, surgiu a ideia de se criar, considerando a legislação vigente, o I3GS, como forma de viabilizar a implementação e manutenção de novos modelos.

Para assegurar a sua sustentabilidade financeira e garantir o cumprimento de sua missão, o I3GS tem investido no desenvolvimento de novas tecnologias de Data Science e, também, em ações de transformações da sociedade. Em especial, com o movimento (amplo e apartidário) “Por um Brasil mais Eficiente”, como forma de provocar mudanças de paradigmas na gestão pública e privada e, diretamente influenciar transformações no processo de desenvolvimento do País.

Nossas redes

  • Facebook

    I3GS - Instituto de Inteligência em Gestão e Sustentabilidade

  • Twitter

    Inst de Inteligência em Gestão e Sustentabilidade